Buscador

 

Flora das Ilhas Galápagos

Flora de Galapagos

A flora das Ilhas Galápagos é bastante diversa, no arquipélago foram identificadas ao redor de 600 tipos de plantas, sendo 1/3 endêmicas dessa região, sendo as outras nativas e introduzidas nas ilhas. Essa flora foi transportada por ventos, pelo mar, pelas aves migratórias, e pelo próprio homem. Todas as espécies passaram por um processo de adaptação do ambiente e tornaram-se únicas como demonstrou Charles Darwin. Nas ilhas podemos identificar três zonas principais de vegetação: a zona do litoral, a zona árida e a zona de transição ou úmida. Também podemos ver duas zonas secundárias que são:  a zona de miconia e a zona de pampa. Flora Galapagos

Zona do Litoral: a parte da costa possui mangues vermelhos, com suas típicas raízes aéreas nas ilhas de Isabela e Santa Cruz, também podemos ver a Gloria da Manha muito abundante na Ilha Santiago. Os mangues são as principais plantas da zona litoral porque são capazes de tolerar níveis altos de sal. O mangue vermelho (Rhizophora mangle) possui esse nome devido a sua madeira avermelhada, chega a crescer até 22 metros e as suas folhas crescem em pares com uma folha verde escura e uma amarela pálida. Esses mangues podem ser vistos crescendo perto da maré baixa e em alturas superiores misturado com outros mangues.

Cactus Opuntia Galapagos

Zona Árida: caracterizada pela grande variedade de cactos espinhosos e do famoso Originários da família Cactaceae, mais conhecidos como Cactos Opuntia (Genus Opuntia), aonde os mais altos podem chegar até 12 metros e podem ser vistos em Puerto Ayora na Ilha de Santa Cruz. Em total existem 6 espécies nas Ilhas Galápagos que dão origem a 13 variedades de cactos. A altura deve-se a proteção contra os seus predadores como as iguanas e tartarugas gigantes, também para poderem obter mais sol que a vegetação ao redor, pois precisam de bastante luz. Opuntia Cactus (fonte de comida e água de muitos animais), a árvore de Palo Santo, Acácias e outros. Nas zonas de lava negra podem-se encontrar os cactos de lava.

Scalesia GalapagosZona de Transição ou Úmida: nessa área encontramos belas árvores de margarita de Galápagos (Scalesia), que são endêmicas da ilha, cobertas de musgos, líquenes e outras plantas. Aqui as árvores possuem maior altura, também podemos ver plantas epífitas e herbáceas perenes. Entre as mais conhecidas estão às garras de gato e espora de galo. Também se pode encontrar nessa zona, espécies com: orquídeas, musgos e samambaias. Scalesia (Stewartii Scalesia) é uma planta edemica de Galápagos aonde podem ser encontradas mais de 10 especies, porem devido a introducao de animais domésticos como porcos e cabras se viu bastante afetadas porque acabaram por ser confudidas com a vegetação e tornando-se alimento.
Miconia GalapagosZona de Miconia: essa zona esta localizada nas ilhas San Cristobal e Santa Cruz. Possui esse nome devido a presencia de miconias que exige grande umidade. A Miconia deu nome a essa zona de vegetação é endêmica nas ilhas Galápagos, um arbusto muito atraente que tem grandes folhas. As flores por sua vez são roxas e estão em cachos ramificados de 19 centimetros de comprimento, enquanto que o fruto tende a ser uma baga de escuro arroxeado. Se viu afetada devido a criação de gado, aonde tiveram que plantar bastos.
Pampa Galapagos
Zona Pampa: nessa área a temperatura é baixa e a erva abundante, muito boa para cultivar produtos comerciais e para a criação de gado. Samambaias, gramíneas e ciperáceas são as únicas plantas típicas dessa região aonde praticamente não tem arvores nem arbustos.

 

 
© Copyright 2014 - Todos os Direitos Reservados a Latino Walks


pkv vergleich rente